Atualmente, a necessidade de ser mais pró-ativo na implementação de sistemas de segurança numa habitação é uma realidade. Se num imóvel com a tipologia de apartamento essa necessidade já se coloca, numa moradia/vivenda é indispensável a instalação de um sistema de intrusão e vigilância (vulgarmente designado por alarme). Antes de mais, gostaríamos de alertar para uma situação que é mais comum do que parece. As pessoas instalam alarmes nas suas casas mas depois não os utilizam. Não é a primeira vez nem será a última que se sabem de histórias de habitações assaltadas que tinham alarme, mas não a funcionar. Essa situação pode indiciar duas situações: o alarme é demasiado complexo, ou então é desleixo por parte dos proprietários. Quem, infelizmente, já teve o azar de ser assaltado, sabe que depois de tal situação ter acontecido, se apoderam deles sentimentos difíceis de esquecer (o sentimento de impotência é um, mas existem outros). Conhecemos casos de pessoas que depois de serem assaltados colocaram as suas habitações à venda pois não mais se sentiram seguras. Para que tal situação não se verifique devemos escolher um alarme que seja de utilização simples/acessível, ainda que possa parecer um sistema complexo. Existem pontos de confluência entre esta empreitada e a implementação de um sistema de Domótica/Automação. Muitos sistemas de Domótica/Automação têm os seus próprios mecanismos de intrusão e vigilância, mas não invalidam a adopção de mecanismos externos. Com isto, pretendemos dizer que poderemos instalar um sistema de intrusão e vigilância de um instalador que nada tem a ver com o de domótica/automação e depois efetuar a integração com o mesmo. Não vai há muito tempo que, quando se falava em alarme para uma habitação, só se estudava a vertente de intrusão (detetores e pouco mais). Atualmente já se estuda para além da intrusão, a prevenção. Podemos ter para além dos detetores de intrusão normais (na nossa opinião já só se justifica instalar os de dupla tecnologia para diminuir os falsos alarmes), os detetores de intrusão de portas e janelas, os detetores de inundação, os detetores de incêndio e os detetores de fuga de gás. Existem também detetores de intrusão de exterior (colocados nos muros), ainda que os verdadeiramente interessantes, envolvam um investimento mais elevado. Tudo depende do que se pretende, permitindo-nos alertar que devemos encontrar uma situação de equilibrio. Nem instalar um manancial de equipamentos de segurança que passa a ideia que estamos a proteger uma fortaleza, pois poderemos dar a ideia de que temos muito a proteger e então tornámo-nos um alvo de ataque, nem confiar que tudo vai correr bem e nada instalámos.
A complementar o sistema de intrusão e prevenção existe a possibilidade de se instalar um sistema de vigilância (vulgarmente designado por CCTV). O CCTV não é mais que um circuito fechado de vídeo que poderá ter várias opções. A gravação de imagens e o acesso remoto são algumas delas. A instalação de um sistema de CCTV para além da funcionalidade de prevenção à intrusão pode ser interessante para efetuar a vigilância remota de alguém que possa estar na habitação temporáriamente ou no dia-a-dia (empregada de limpeza, alguém idoso, alguém com necessidades especiais, etc). Na escolha dos mecanismos de intrusão e vigilância devemos considerar determinados critérios para termos sistemas acessíveis, funcionais, e que como é óbvio, cumpram as funções pelas quais foi decidido instalá-los. Na escolha do instalador devemos ter em conta para além da experiência na instalação dos sistemas, a respetiva manutenção e apoio. A KonsulIMO [A Construir Consigo], ajuda-o nesta árdua tarefa com as suas soluções de consultoria e realização e gestão do concurso de escolha/seleccção do executante/instalador destes sistemas, sem compromisso de escolha de qualquer das propostas apresentadas pelos nossos parceiros. Conte com o nosso conhecimento, rigor e experiência, peça-nos um orçamento, e venha descobrir as vantagens desta parceria, que irá recomendar.
Comentários
nota do webmaster: este comentário foi alterado (colocação do *) porque continha publicidade a uma empresa, o que não é permitido.
keep it up.
Also visit my web site; cctv: https://www.facebook.com/********
nota do webmaster: este comentário foi alterado (colocação do *) porque continha publicidade a uma empresa, o que não é permitido.
Subscreva o RSS dos comentários