Decidimos avançar para a construção da moradia/vivenda, decidimos qual o arquiteto que vai colocar em papel o nosso sonho e depois somos confrontados com a escolha da execução do projeto de obra aprovado pela respetiva entidade competente. É nesta fase que surge a dúvida entre entregar a obra a um empreiteiro por empreitada global, gerindo ele todas as especialidades/empreitadas até ao final da obra (o que se costuma designar por “chave na mão”), ou então efetuar o que se designa por administração directa, sendo o dono de obra ou alguém designado/mandatado por ele a gerir/coordenar todas as empreitadas relativas às diversas especialidades que irão estar presentes na construção do imóvel. O “chave na mão” é muito similar à situação de aquisição de uma moradia pronta. O empreiteiro escolhido, depois de acertar os pormenores de construção com o cliente, irá contratar as várias especialidades/empreitadas a quem usualmente trabalha com ele e no final entrega a obra pronta para habitar. Se existem algumas vantagens nesta opção, uma desvantagem forte é que poderá existir a tendência para que eventuais erros possam ser ocultados, além de que por vezes existe uma forte resistência a novos métodos/processos de trabalho e a inovações. A KonsulIMO [A Construir Consigo] coloca ao seu dispor, independentemente de ser por empreitada global ou por administração direta, o serviço de concurso de escolha/selecção do executante, ou dos vários executantes que forem necessários à sua obra, sem compromisso de escolha. Estamos constantemente a analisar e a avaliar os diversos executantes que atuam no mercado através de um processo que obedece a vários critérios. Por isso, se não percebe nada de construção, não tem tempo e não quer ter preocupações peça-nos um orçamento e colocaremos o nosso conhecimento, rigor e experiência ao seu serviço, numa parceria que irá recomendar.
Comentários
grata pela atenção
Agradecemos o seu comentário e deixe-nos esclarecer que a KonsulIMO presta serviços de consultoria na construção de imóveis, pelo que não executa obras. Planeamos, gerimos, acompanhamos e fiscalizamos uma determinada obra que nos for atribuída pelo dono de obra. Quanto à sua questão, se uma empreitada for contratada junto de um só empreiteiro como "chave na mão", à partida ele deverá entregar a moradia com licença de habitabilidade. Mas tudo depende de como for negociado.
Se está a falar em relação às ligações físicas de tubagem sim, mas se estiver a falar da contratualizaçã o de consumidor não. Os dados fornecidos só nos permitem dizer que tudo depende de como foi efectuada a contratualizaçã o da empreitada. Se no contrato celebrado com o empreiteiro geral ficou definido que seria ele a pagar a designada baixada de luz e a ligação da água e saneamento, a responsabilidad e do pagamento será dele. No entanto, e se a construção foi efectuada directamente pelo dono de obra (neste caso um particular e não promotor imobiliário) por norma estes valores são da sua conta, tendo em conta que depois os contratos de fornecimento de luz, água e gás ficarão em nome do próprio. A construção tipo "chave na mão" tem destas situações. Para além de ser mais dispendiosa, gera uma série de situações dúbias. Preferimos estar ao lado dos nossos clientes ajudando-os a construir por administração directa, sem ocuparem o seu tempo precioso e prestando o serviço de acompanhamento e fiscalização. Mediamos as obras de particulares evitando todas estas situações duvidosas. Esperamos ter ajudado a dissipar as suas dúvidas. Ao dispor!
Subscreva o RSS dos comentários