::: MUITO MAIS DO QUE APRESENTAR ORÇAMENTOS DE OBRA ::: UM INTERLOCUTOR, VÁRIAS PROPOSTAS PARA A SUA OBRA ::: PRECISA DE ORÇAMENTOS PARA A SUA OBRA? NÃO PROCURE MAIS! ::: COM A KONSULIMO A AJUDÁ-LO, SÓ PRECISA DE RECEBER UMA VISITA PARA OBTER MAIS DE 3 ORÇAMENTOS PARA A SUA OBRA :::

A Preparação da Obra

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Classificação 2.67 (9 Votos)

Não raras vezes esta situação é descuidada, nomeadamente nas obras particulares. Todos os que já construíram a sua casa por “administração direta” têm muitas histórias para contar, e algumas delas não são positivas. Se aprofundarmos as causas de tal situação chegaremos à conclusão que muitas delas derivaram de uma má preparação de obra. Temos os projetos aprovados (de arquitetura e especialidades) e depois somos confrontados com a execução dos mesmos. Vamos partir do pressuposto que na fase do projeto correu tudo bem e que agora precisamos de escolher os vários intervenientes que entram em obra. A pesquisa e a negociação desses executantes é um processo que é muitas vezes realizado de uma forma pouco profissional, observando-se muitas decisões com base em orçamentos de uma folha A4. Depois, e como é óbvio, irão surgir as situações problemáticas. Mas a decisão já foi tomada, com todas as consequências que daí derivam. A escolha de um determinado executante deve levar em linha de conta determinados critérios, salientando-se as competências e referências do mesmo. O processo de filtragem na escolha desse executante é um processo que não se realiza de um dia para o outro, onde algumas variáveis de selecção não são compatíveis com o tempo que o Dono de Obra pode dispor ou eventuais conhecimentos da especialidade/arte do executante que possa ter. Muitas vezes o dono de obra tem o projeto aprovado na respetiva entidade camarária, mas faltam muitos “pormenores” de execução. Existem muitos casos em que os projetistas deixam liberdade ao dono de obra para escolher determinadas opções construtivas e materiais. Nestes casos, deve ser realizado um processo de clarificação antes de se iniciar a obra de forma a ser possível elaborar mapas de materiais e quantidades, além de outros aspetos. Não se deve pensar que basta realizar umas cópias dos desenhos disponibilizados pelos projetistas e entregá-los aos executantes e eles que adivinhem os materiais e outras opções construtivas. É que sendo assim quase de certeza que as situações problemáticas irão surgir mais cedo ou mais tarde na obra. Por isso, a KonsulIMO [A Construir Consigo] disponibiliza vários serviços que ajudam o Dono de Obra a preparar a obra de uma forma profissional, permitindo seleccionar os profissionais mais adequados do mercado em cada especialidade. Estamos certos de que uma boa preparação da obra irá reduzir substancialmente a percentagem de situações problemáticas para o Dono de Obra, não lhe ocupando tempo e não tendo preocupações a perturbá-lo, além de ir poupar com os famosos "extras" de obra, que por norma a encarecem em mais de 10% do valor inicial. Se pensa da mesma forma e estiver a pensar construir ou reabilitar o seu imóvel, peça-nos um orçamento e colocaremos o nosso conhecimento, rigor e experiência ao seu serviço, numa parceria que irá recomendar.

Comentários   

0 # F.M. 10-02-2011 01:33
É TUDO VERDADE. EXISTE UM VAZIO ENTRE O PROJECTISTA E O EXECUTOR/ CONSTRUTOR DA OBRA. MAS MUITAS VEZES O DONO DE OBRA TEM CULPA, PORQUE NÃO CONTRATA UMA TERCEIRA PESSOA - O MEDIADOR DE OBRA. ESTE PODE AUXILIAR O DONO DE OBRA , CONTRATANDO ESPECIALISTAS HABILITADOS PARA FISCALIZAÇÃO DANDO O SEU CONTRIBUTO TÉCNICO NO PROGRESSO DE CADA TAREFA DE FORMA A MINIMIZAR TANTO O ORÇAMENTO, COMO TAMBÉM OS ERROS DE EXECUÇÃO. DE OBRA. . COMO DIZ O PROVÉRBIO POPULAR "A tenda quer quem a entenda"
Responder | Responder com citação | Citar
0 # josemar 22-10-2011 13:33
saudações. A minha questão é seguinte : O preparador de Obra e o apontador são a mesma pessoa. ou seja o apontador é ao mesmo tempo preparador ? por favor ajudem-me a compreender estas funções.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # KONSULIMO 22-10-2011 15:38
Agradecemos o seu comentário e quanto à sua questão, pode ser vista de várias perspectivas, uma mais abrangente e outra mais restrita, não sendo fácil esclarecê-lo na totalidade. Se virmos numa perspectiva alargada o preparador de obra é aquela pessoa ou sistema que visa planear a obra de forma a minimizar ou eliminar os erros e omissões de uma determinada obra, de forma a que quando se der o arranque da mesma não haja dúvidas na execução. Muitas vezes os termos de preparador de obra, apontador, orçamentista, andam muitos ligados e até se podem confundir. Numa perspectiva mais restrita o preparador de obra é o profissional que vai analisar, realizando determinados mapas e desenhos, os projectos de arquitectura e especialidades de engenharia, eventuais cadernos de encargos e outros documentos relacionados com o projecto de obra, e procurar possíveis erros ou omissões. Poderá produzir mapas de quantidades e/ou listas que permitam relacionar todos os projectos e discriminar ao pormenor alguns aspectos dos mesmos para uma execução de obra correcta. Esperamos tê-lo ajudado a entender um pouco mais os termos funcionais aqui abordados.
Responder | Responder com citação | Citar

Comentar

Não serão publicados comentários que utilizem linguagem inadequada e insultuosa. Todos os comentários colocados só serão publicados depois de visionados pelo administrador do website. Não são autorizadas referências publicitárias, pelo que se tal acontecer o administrador do website reserva-se o direito de alterar o comentário, substituindo a(s) palavra(s) publicitária(s) por um símbolo (* ou outro qualquer).


Código de segurança
Atualizar